Dicas :  IMPRESSÃO JATO DE TINTA

Impressão: modo econômico e normal

Quando o cartucho é novo e original a impressão em modo econômico  geralmente não apresenta problemas, mas quando o cartucho for remanufaturado, não utilize impressão em modo econômico, sempre em modo   normal,   em   virtude   do   desgaste normal do cartucho na primeira utilização, evitando problemas com a cabeça de impressão, evitando a queima do circuito e obtendo melhor  aproveitamento do cartucho para as próximas remanufaturas e com melhor qualidade de impressão.

Evite deixar sua impressora ociosa por vários dias, podendo ocasionar entupimento da cabeça de impressão ( figura C ) parcialmente ou totalmente ( cartuchos novos  e  remanufaturados). 

contato do cartucho:

Não toque no contato do cartucho ( figura A ), pode ocorrer a queima do mesmo , não será possível novas remanufaturas e apresentará falhas na impressão ou até mesmo a impressora rejeitar acusando erro no cartucho.

Cartuchos coloridos: ao término de uma das cores , evite a impressão do cartucho colorido, em virtude do sinal elétrico enviado da impressora ao cartucho super-aquecer e queimar os pontos que não possuem tinta e por fim inutilizando-o .

Cabeça de impressão: Clip e fita protetora.

Quando o cartucho é remanufaturado  ele acompanha um clip protetor ( figura B ), encaixado no cartucho, retire sempre pela parte superior nunca pelo lado inferior (lado da cabeça de impressão).

Por baixo do clip está a fita protetora ( fita azul ), retire puxando-a para o lado, nunca para cima, em virtude da possibilidade de ocasionar o descolamento da cabeça de impressão ( figura C ). Caso ocorra além de falhas na impressão  o cartucho  não poderá ser remanufaturado, outra recomendação é não tocar na cabeça de impressão.

Falhas de impressão:

Salvo das situações acima caso o cartucho ( novo ou remanufaturado )falhar proceda da seguinte forma: retire o cartucho, coloque a cabeça de impressão do cartucho ( figura D ) sobre um pedaço de papel higiênico  umidecido com água, deixe por alguns segundos, seque com outro pedaço de papel higiênico  mas não esfregue, coloque-o na impressora e faça o teste do cartucho sempre em modo normal.

Quando solicitar a remanufatura do cartucho:

Antes da tinta terminar por completo , começam as falhas de impressão ou o software de sua impressora emite um aviso (alguns modelos), neste caso, solicite a remanufatura de imediato, mesmo que reste pouca tinta no cartucho.

Não force seu cartucho a imprimir com pouca tinta e ou falhando  ou então deixa-lo vazio por muito tempo, pode ocasionar danos com o contato e  com a cabeça de impressão ( cartuchos HP , Lexmark e alguns modelos canon).

A maior frequência de problemas com cartuchos a serem remanufaturados esta sendo com contatos queimados dos cartuchos , fique atento, siga nossas dicas, assim você economiza ainda mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

FIGURA A

 

 

 

Contato

 

 

 

 

Clip protetor

 

FIGURA B

 

 

 

 

 

Cabeça de Impressão
FIGURA C

 

FIGURA D
Figura E

Desumidificador

 

Cilindro fotocondutor

Dicas :  IMPRESSÃO LASER

Antes de utilizar ao retirar o toner da embalagem, balance suavemente para um lado e para outro, afim de fazer com que o pó fique mais solto após um período de armazenamento

Cilindro : grande parte dos toners, possuem um cilindro fotocondutor  ( figura E ), este deve-se ter o máximo de cuidado para não bater, riscar e ate mesmo tocar , por causar danos que certamente, irão aparecer nas impressões.

Impressão: modo econômico e normal: Nas impressoras laser o uso de modo econômico , não tem grande influência  na conservação dos toner sejam novos ou reciclados.

Necessidade de um desumidificador de papéis: é necessário sim um desumidificador de papéis para utilização nas impressoras laser, devido a alta temperatura na fusão , onde o pó de toner é fixado ao papel , o papel desumidificado  melhora a qualidade de impressão, conserva a fusão do equipamento e não enrola as folhas após a impressão.

Impressora laser e a necessidade em sua empresa : deve-se ter cuidado ao adquirir uma impressora laser e observar a necessidade de impressões em sua empresa, existem impressoras laser com preços muito baixos, porém com baixo ciclo mensal, ou seja, as de preços inferiores não podem ultrapassar mais que 5.000 páginas de impressão por mês, se sua empresa supera essa quantidade, então com certeza deverá adquirir um equipamento equivalente.

Caso use um equipamento inferior a sua necessidade , com certeza a vida útil do equipamento será muito menor, o custo com toner muito maior, pois as impressoras de menor porte utilizam toner que hoje em dia é para o máximo de 2.000 páginas ; já as de maior porte utilizam toners de maior capacidade, no final gasta-se um pouco mais com uma laser de maior porte porém economizará em toners e em manutenções.